Sonhando com deuses e deusas

Padrão

Tenho lembrança de alguns livros maravilhosos que li na infância, mas escolhi o que me carregou para inúmeras outras viagens literárias. Quando tinha 9 ou 10 anos, não sei precisar a idade exata, li “Ilíada” para o colégio. Lembro que fiquei completamente apaixonada pela mitologia grega. Era uma edição para crianças, claro, toda ilustradinha. Fiquei encantada pelos deuses e deusas do Olímpio. Como fui criada dentro da tradição católica – fiz primeira comunhão, crisma e tudo mais –, fiquei completamente maravilhada com aquela diversidade de deuses e deusas. Acho que comecei a questionar a religião que tentaram me empurrar nessa época mesmo. A história envolvendo deuses e deusas que, assim como os humanos, eram cheio de contradições mexeu demais comigo. Fui instigada a procurar mais e mais livros como “O destino de Perseu”, “Odisséia”, “Teseu e o minotauro”, entre outros.

No entanto, o mais emocionante foi descobrir a enciclopédia Barsa…rs . Pois é, lá em casa, havia uma coleção da Barsa para a qual eu nunca havia olhado. Depois que comecei a procurar livros sobre mitologia, e terminei de ler todos da biblioteca do colégio, resolvi partir para a enciclopédia. Eu procurava o nome de um dos personagens do livro e depois corria para ler todos os verbetes relacionados. Coloquei abaixo todos os volumes da enciclopédia empoeirada que ficava paradona numa prateleira esquecida da minha casa. Foi uma viagem maravilhosa. Fiquei até na dúvida se não seria a Barsa meu livro favorito da infância…rs. Mas antes de escrever o post, contei isso pra uma pessoa que disse que era muito nerd esse lance de enciclopédia…hahaha. Ok, mas não foi por isso que desisti da Barsa. A questão é que quem me levou a ela – e a muitos outros livros -, foi “Ilíada”. Não preciso fazer aqui a sinopse, né? Acho que todo mundo está careca de saber da história de Helena, do cavalo de tróia e tal….mas ilustrado é bem mais legal, gente. Não encontrei a capa do livro que li quando criança, mas vi que existe uma edição bem atual da Coleção “Reencontro Infantil” da editora Scipione composta de grandes clássicos da literatura mundial para crianças.

Link para conhecer a coleção da Scipione aqui

Também estão participando da brincadeira a Niara de Oliveira do Pimenta com Limão, a Luciana do Eu Sou a Graúna, a Tina do Pergunte ao Pixel, a Renata do As Agruras e as Delícias de Ser, a Rita do Estrada Anil, a Marília do Mulher Alternativa, a Grazi do Opiniões e Livros, a Mayara do Mayroses e a Cláudia do Nem Tão Óbvio Assim. E tem mais a Fabiana Nascimento que posta em notas no seu perfil no Facebook.

»

  1. Obrigada pelas informações postadas no seu blog. Estão me ajudando muito no projeto de Mitologia Grega que estou desenvolvendo para a sala de Leitura e de Informática da escola onde atuo.
    Um abraço e parabéns
    Eliane Beltrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s